Comer pizza todas as semanas realmente me tornou mais saudável

Às terças-feiras, como uma pizza grande, pegajosa e com queijo com minha família. Às vezes é feito no forno a lenha, outras em um prato fundo, mas na maioria das vezes é a sua crosta fina comum – do tipo que é cortado em quadrados. (Eu moro nos subúrbios de Chicago. Acho que é uma coisa do Meio-Oeste.)

Anos atrás, isso não teria sido possível para mim. Fui a pizzarias, mas pedia uma salada caprese , um aperitivo indiscutivelmente delicioso, mas que era comido porque parecia “mais seguro” do que uma fatia.

Meu filho mais velho tem quatro anos. Ele tem aula de natação depois da pré-escola uma noite por semana e, depois disso, meu marido e meu filho mais novo (de 2 anos) saem para jantar pizza. (Isso foi claramente antes do distanciamento social relacionado ao coronavírus .) Alternamos quem escolhe o restaurante. Eu prefiro a lenha – adoro uma boa crosta com bolhas. Meu marido adora as coisas mais gordurosas. E meu filho de quatro anos escolhe um lugar com um fliperama antigo porque: prêmios. Não é a melhor pizza, mas eu como mesmo assim.

A ideia de comer pizza semanalmente me assustou totalmente. A cultura alimentar nos diz que isso levará ao ganho de peso, e que o ganho de peso é a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa. No passado, eu guardava pizza para uma ocasião especial e, mesmo assim, tentava me embalar com salada antes de comer uma fatia. Eu queria mais – mas não me permitiria ter. Ou, eu senti que só poderia ir buscar pizza se fosse meu lugar favorito com a melhor torta de todos os tempos. “As calorias têm que valer a pena”, disse a mim mesmo. Sair era cheio de regras e medo.

Há uma grande tendência na alimentação intuitiva (EI) , uma abordagem alimentar não dietética que disparou em popularidade nos últimos dois anos. É muito mais sutil do que isso, mas a mensagem básica é: coma os alimentos que nutrem seu corpo e sua alma. E, acima de tudo, confie que seu corpo sabe o que você precisa e abandone todas as regras externas de “dieta” que dizem o que, quanto e quando você deve comer.

Pode ser difícil acreditar que você pode comer os alimentos que ama e deseja sem “perder o controle” e comer todas as coisas. E no início, eu me senti um pouco fora de controle em torno de comida como pizza. Comia as sensações passadas de plenitude e deixava a mesa desconfortável. A culpa se instalaria e eu ficaria nervoso em repetir tudo de novo na próxima semana.

Com o tempo, porém, uma coisa fantástica aconteceu: a habituação. Pizza às terças-feiras foi recebida com entusiasmo. E também encolher os ombros. Quanto mais me permitia comer pizza regularmente, mais ela começava a perder o brilho. Eu poderia me sentar à mesa, comer uma quantidade que enchia e satisfazia e me sentir bem por parar porque, bem, eu sabia que comê-la-ia novamente na próxima semana. Se fôssemos para um lugar que era chato, não importava. Não foi um “desperdício de calorias” como eu acreditava antes. Era apenas um jantar. E eu precisava comer.

Honestamente, os profissionais de alimentação intuitivos dizem que isso vai acontecer – quanto mais você se permite comer algo, menos poder ele tem sobre você – mas para qualquer pessoa enraizada na cultura dietética, bem, você simplesmente não acredita.

Há muito tempo nos dizem – e até já escrevi isso em outras histórias – para limitar seus alimentos “desencadeadores”. Tire aquele sorvete de casa antes de comer demais. Só sai para comprar sobremesa que você realmente gosta de fazer valer a pena. Isso não funciona. A restrição é uma maneira rápida de se sentir fora de controle. Permita-se comer pizza (idem para chocolate ou massa com queijo) todos os dias ou semanas e logo ela perderá o controle sobre você.

Devo referir também que pedimos sempre calabresa. Eu amo pimentas, espinafre e cogumelos e sou naturalmente inclinado a comer comida vegetariana, então eu prefiro uma torta com vegetais, mas isso não é realista com duas crianças que não apreciariam a presença de verduras. Parte de mim anseia “torná-lo mais saudável”, mas já sei que a coisa mais saudável que posso fazer pelo meu corpo é comer sem estresse, arrependimento ou culpa. Comer até se fartar e ficar satisfeito, e depois colocar uma fatia pela metade porque estava farto e feliz. Para saber isso na próxima semana, estaríamos de volta e eu poderia ter o quanto quisesse.

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Nada disso teria sido possível se não tivéssemos instituído nossa pizza às terças-feiras. A noite não é mais sobre a comida (é gostoso, realmente é) – mas agora é mais sobre sair com minha família. Às vezes, isso envolve eu implorar aos meus filhos para não serem animais em um espaço público, mas na maioria das vezes estamos curtindo um ao outro.