Dicas para cuidar da saúde durante a pandemia

Ganho de peso, cansaço, moral baixa … É a volta do confinamento na França com a segunda onda do coronavírus.

Tenha cuidado, ficar confinado em casa não é necessariamente bom para a sua saúde!

Lista das consequências negativas do confinamento no organismo e dicas para resolvê-las!

Ficar trancado em casa por uma semana, duas semanas, um mês ou mais  leva a várias doenças: pernas pesadas, dores nas costas, ganho de peso, baixa moral e libido, fadiga, inchaço, constipação…

A lista cresce à medida que os dias bloqueados se sucedem.

O Brasil se prepara para sua segunda fase de contenção por conta da retomada da epidemia de coronavírus. 

Veja como se preparar para isso e permanecer saudável de qualquer maneira.

A inatividade promove pernas pesadas

Sentar e andar muito pouco aumenta a sensação de peso nas pernas e dor, inclusive em pessoas que não têm problemas circulatórios conhecidos. Para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e reduzir esse peso, é recomendado:

  • Suba e desça as escadas (se houver), várias vezes seguidas, por 10 minutos e em horários diferentes do dia.
  • Beba água , entre 1,5 e 2 litros por dia.
  • Eleve as pernas ao trabalhar em uma mesa ou lendo, por exemplo.
  •  À noite, na hora de dormir, levante as pernas no ar (apoiado ou não na parede) por 10 minutos. “ Ou se surgir a necessidade de aliviar as pernas durante o dia: deite-se de costas no tapete de ginástica ou na cama e eleve as pernas com uma almofada grande por 15 minutos ”, recomenda Astrid Heratchian, naturopata.
  • No chuveiro, enxágue as pernas com água fria o máximo possível “ fazendo movimentos com o chuveiro de baixo para cima ” , especifica o naturopata.
  • Consumir antioxidantes , a fim de retardar o envelhecimento e a degradação das paredes das veias pela captura de radicais livres, previne a insuficiência venosa. Os benefícios não serão imediatos mas é favorável iniciar o processo nestas condições de confinamento. “As melhores fontes de antioxidantes são frutas (muito maduras) e sazonais, bem como bagas de Goji (cerca de vinte por dia no máximo, bem mastigadas). As frutas vermelhas são particularmente interessantes para o  sistema venoso e linfático .”
  • “ Faça a cura da hamamélis e da videira vermelha na forma de um suplemento alimentar que pode ser encontrado em lojas de produtos orgânicos ou  drogarias (seguindo as orientações do produto) ”, recomenda a especialista.

Em casa mordiscamos e engordamos!

O confinamento estimula a merenda, o tédio, uma sensação de cansaço que se pensa preencher comendo, ou porque a privação de liberdade empurra para preencher essa carência com comida. Para reduzir a ingestão de calorias e perder alguns quilos, aqui estão os princípios básicos recomendados pelo naturopata:

  • Cozinhe no vapor, e tempere com um fiozinho de azeite de oliva, colza ou noz adicionado com suco de limão para limitar a quantidade de óleo. “Os óleos de colza e de noz são ricos em ômega 3, que têm um efeito positivo no sangue e na circulação venosa.”
  • Consumir alimentos ricos em fibras (frutas cítricas, feijão, cereais não refinados, arroz integral ou meio integral, meio trigo integral, lentilhas e outras leguminosas … ajuda a limitar a ingestão de energia. A sensação de saciedade é mais sentida rapidamente.
  • Para a refeição do meio-dia, ” associe uma proteína (animal ou vegetal) com vegetais à vontade, bem como vegetais crus como entrada . Isso permite que o corpo elimine toxinas e sobrecargas mais facilmente. Reduza o máximo possível as quantidades de alimentos ricos em amido para o almoço. Prefira frutas da estação como sobremesa ou possivelmente uma compota. “
  • Reduza a ingestão de laticínios e queijos. ” Prefira queijos de cabra e ovelha (em vez de leite de vaca), que são muito mais digeríveis. Será o mesmo para os iogurtes.”
  • Para o jantar, “reduza a quantidade de proteína ou mesmo elimine-a e substitua por alimentos ricos em amido (arroz, batata, trigo, etc.) associados apenas a vegetais (à vontade). Não se esqueça, também à noite, das contribuições em alimentos crus, como vegetais crus e frutas! “
  • Em caso de desejo por lanches, ” forneça  frutas secas doces (damascos, figos, uvas, manga, abacaxi etc.) e / ou frutas frescas (em salada de frutas) e / ou sementes oleaginosas (amêndoas, nozes, avelãs etc. ) com uma bebida quente. Esta combinação ajuda a reduzir os desejos. “
  • No caso de desejos por lanches ligados ao estresse ou tédio, “respire fundo algumas vezes ou escove os dentes!”
  • Aguente! Mudar seu comportamento alimentar não é fácil. Portanto, obtenha incentivo de outros membros da família a quem os mesmos princípios podem ser aplicados. Todos estão unidos, em benefício de uma dieta menos rica.  “E lembre-se quando fizer suas compras (online ou na loja) para escolher os alimentos e ingredientes certos … Você não ficará tentado a comer lanches ruins!”

Por hoje são só essas dicas mas se você quiser saber mais é só voltar para nossa página inicial.

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