DIETA PARA MENOPAUSA EM MULHERES PARA PERDA DE PESO

DIETA PARA MENOPAUSA EM MULHERES PARA PERDA DE PESO

Dieta para menopausa em mulheres para perda de peso

No início da menopausa, nem todos os alimentos da dieta normal são adequados para consumo. Vamos analisar quais deles são melhores excluir do menu diário.

QUAIS ALIMENTOS VOCÊ DEVE EVITAR DURANTE A MENOPAUSA?

Existem muitos estudos que, devido ao consumo de alimentos inadequados, as mulheres na menopausa corriam o risco de desenvolver distúrbios metabólicos (por exemplo, diabetes mellitus, síndrome metabólica), doenças cardiovasculares (dislipidemia, hipertensão), câncer de mama e osteoporose (um).

Na verdade, não existem tantos alimentos que não sejam recomendados para mulheres durante a menopausa: aqueles alimentos que antes não eram benéficos, não serão úteis agora. Isso pode incluir alimentos muito doces, salgados ou gordurosos. Para eliminar o risco de tais consequências negativas, não é necessário abandonar totalmente a dieta habitual, adaptar o cardápio à sua nova fase da vida é a decisão mais razoável.

A principal regra para ajustar a dieta durante a menopausa: monitorar o índice glicêmico (IG) e excluir alimentos e pratos com índice alto> 65 (3).

O índice glicêmico é um indicador relativo do efeito dos carboidratos consumidos pelo corpo na forma de glicose pura (4) no aumento dos níveis de açúcar no sangue. Os carboidratos de baixo IG demoram mais para serem absorvidos pelo corpo e aumentam os níveis de açúcar no sangue mais lentamente.

Considere como o GI muda dependendo do princípio de cozinhar e quais alimentos com alto índice são mais bem excluídos da dieta durante a pré e menopausa:

A moagem de grãos aumenta seu IG, por exemplo, flocos de milho feitos de farinha altamente processada têm a taxa mais alta.

O tratamento térmico de longo prazo de alimentos em altas temperaturas também contribui para um aumento em seu IG: arroz branco tradicionalmente cozido tem um índice de 64 e cozido demais – 90.

O IG de frutas e vegetais muda à medida que amadurecem: por exemplo, bananas maduras são mais altas do que bananas verdes.

A abundância de gordura na dieta inibe a função do trato gastrointestinal e, portanto, retarda a digestão e a absorção de carboidratos.

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DOS NUTRICIONISTAS

Evite alimentos feitos de farinha fina, como pão branco, bem como alimentos ricos em amido com baixo teor de fibra alimentar (batatas, arroz branco) e alimentos ricos em carboidratos de fácil digestão (doces, bolos, biscoitos, açúcar e refrigerantes) (5, 7).

Durante a menopausa, também não é recomendável consumir alimentos muito salgados, pois o excesso de sal no corpo contribui para o desenvolvimento da hipertensão e do inchaço. Os nutricionistas recomendam que a ingestão diária de sal para um adulto não deve exceder 5 gramas (6).

Além disso, reduza a gordura animal: devido ao risco aumentado de doenças cardíacas, as gorduras saturadas e os ácidos graxos trans, que aumentam os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, devem ser evitados.

Acredita-se também que o consumo diário de altas doses de cafeína pode provocar o desenvolvimento de osteoporose, fragilizar os ossos e afetar negativamente o processo de consolidação óssea em caso de possíveis fraturas. A cafeína remove o cálcio e o magnésio do corpo, portanto, o café, as bebidas carbonatadas, as bebidas energéticas e outras bebidas com cafeína devem ser excluídos da dieta. Durante a menopausa, as mulheres precisam consumir cálcio suficiente   em sua dieta.

A osteoporose ocorre em cada três mulheres na pós-menopausa! (2)

A lista de alimentos stop para a menopausa inclui: alimentos de conveniência e fast food, cubos de caldo, salgadinhos (bolachas, pipoca ou batata frita), bacon, peixes e carnes defumados, legumes e frutas em conserva e enlatados. Limite sua dieta de carnes gordurosas (bovina, suína, cordeiro, frango com pele), linguiças, manteiga, creme, banha, óleo de palma e óleo de coco devido aos altos níveis de ácidos graxos saturados, além de margarina e alimentos feitos com margarina (3). Assim, a dieta da menopausa feminina não inclui o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, alto teor de sal, ácidos graxos saturados, ácidos graxos trans e cafeína.

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